sábado, 1 de maio de 2010

Maria

Marchas carnavalescas animam as estreitas ruas do Morro do Ouro. Uma festa de cores alumia a escuridão do céu.
Em um pequeno barraco, num pedaço de espelho, uma mulher se olha e sorri. Sorriso faceiro, dentes magníficos. Mulata bonita, esbelta, olhos negros como azeviche. Esta é Maria, de vestido curto, saltos altos, e uma flor branca entre os cabelos crespos. Dona de um andar voluptuoso, Maria desce o morro e vai de encontro à multidão, sentindo o calor e a música se misturar aos confetes e serpentinas com que brincavam os foliões. A festa tá bonita. É carnaval e todos lhe sorriem. É carnaval e todos são irmãos, não há diferença entre raça ou classe social. A mulata se mistura a multidão e se entrega ao samba-enredo que canta a paz, o amor e a justiça. Maria ginga, fecha os olhos e imagina a avenida, o mestre-sala a lhe conduzir pala mão... Imagina os olhares, aplausos, capa de revista, se vê porta-bandeira, rainha de bateria. Entre sonhos, a mulata canta, dança, ri... A multidão aperta, mas ela não liga! É noite de sonho, de fantasia. Alguém a empurra, grita. Contra sua vontade, Maria desperta. Confusa, vê a multidão em tormento. Pessoas correm, gritam, choram. Um som seco ecoa. O gingado morre. A música cessa. Tudo se apaga. A flor dos cabelos da mulata se tinge de escarlate.
Maria, pobre Maria. Uma bala perdida encontrou a mulata e lhe tirou a vida. As cinzas lhe vieram mais cedo. É carnaval. Morreu o sonho, morreu a fantasia.
"Maria", de Francesca de L. Martins.

Ouvindo:
Maria, Carnaval E Cinzas - (Luiz Carlos Paraná)
Voz: Roberto Carlos

Não era noite, não era dia
Somente restos de fantasia
Somente cinzas, pobre Maria
Jamais a vida lhe sorriria

E nunca viria de porta-estandarte
Sambando com arte puxando cordões
E não estaria em plena folia
Nos olhos e sonhos de seus foliões

6 comentários:

  1. Essa menina vai longeeeeee. Amo sua escrita, sua forma de descrever o desenrolar dos fatos. Portanto, não deixe de escrever para nós, meros seres humanos necessitados de boas leituras! Parabens!!!!

    Ass: Fernando M´

    ResponderExcluir
  2. Para mim, seu melhor texto do blog até agora. Tem um clima intenso, de crítica social, com certas variantes semanticas, que tornam seu coloquialismo literariamente sedutor. É antes de tudo um texto de cotidiano. E de cotidiano suburbano, brasileiro, periférico. Me lembrou alguma coisa do Rubem Fonseca. Esse conto é uma "tragedia brasileira". Parabens!

    ResponderExcluir
  3. O tom apresentado no texto “Maria” manifesta a encarnação da sensualidade feminina num momento lúbrico e festivo, através da bela e esbelta mulata que sai a distribuir sorrisos faceiros, vestida num “vestido curto, saltos altos, e uma flor branca entre os cabelos crespos”, e parece borrifar feromônios a cada passo. O andar voluptuoso dessa mulher, nos leva ao universo popular: o carnaval, onde as cores, a diversão e a espontaneidade dominam a cena – por vezes interrompidas pela violência, como é o caso. A atmosfera onírica também é algo pulsante. Talvez tão pulsante quanto à própria sensualidade. Vemos uma mulata que:

    “Maria ginga, fecha os olhos, e imagina a avenida, o mestre-sala a lhe conduzir pala mão... Imagina os olhares, aplausos, capa de revista, se vê porta bandeira, rainha de bateria. Entre sonhos, a mulata canta, dança, ri... A multidão aperta, mas ela não liga! É noite de sonho, de fantasia.”

    Outro ponto a ser destacado, são as marcantes pinceladas de cunho social, manifestadas com sutileza: o pedaço de espelho dentro do pequeno barraco que fica nas estreitas ruas do Morro do Ouro...

    Adorei navegar por suas palavras!

    Bjs,

    Ramirez Gurgel

    P.S: Li esse texto e lembrei-me da “Geni”, personagem de “Toda Nudez Será Castigada”, peça teatral escrita por Nelson Rodrigues em 1965 (levada ao Cinema por Arnaldo Jabor em 1973, com o mesmo nome), que, não tenho certeza, mas acredito que, possivelmente, tenha inspirado a música “Geni E O Zepelim”, de Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  4. Tão rio de Janeiro [2], tão festivo.
    Parabéns pelo texto. Adorei *-*
    Vou ver se aprendo umas lições de gramática e poema com você xD

    ResponderExcluir