quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A ansiedade de ser feliz

Caminhando na rua percebo ansiedade estampada no rosto das pessoas. É como se algo faltasse. Mas, o que falta? Olho para o céu e, ao ver o vôo tranqüilo de uma andorinha, percebo... Falta leveza, felicidade.

Onde está a felicidade? Quem guarda o segredo deste tesouro? É possível que exista pessoa que não deseje ser feliz?

No silêncio, no barulho, no corre-corre e engarrafamento da cidade, na calmaria do campo ouço: você precisa ser feliz! Seja feliz! Agora! Já!

Não adianta, somos pássaros de vôo pesado, estamos condicionados à correria, à comida rápida, às portas automáticas. E esse imediatismo faz com que, muitas vezes, a felicidade seja como uma tirana, e o nosso tempo o seu aguilhão.

A felicidade não padece de ansiedade e nem mesmo usa relógio.

Com uma calmaria invejável, a andorinha flutua no céu alaranjado. A pequena ave não se importa com o tempo e segue adiante com a leveza invisível do ar. Seria a leveza o segredo da felicidade?

A felicidade está na simplicidade das coisas, na leveza de um sorriso. Não se cobre tanto, não crie tantas expectativas e não espere a felicidade. Siga adiante e esqueça o tempo, as horas. Seja paciente como quem espera uma carta, não um e-mail. Respire fundo. De dentro para fora: desacelere. Não faça da felicidade seu algoz. 

Psiu, não conte a ninguém, mas um passarinho me confidenciou que, só consegue ser feliz quem se liberta da felicidade.
A ansiedade de ser feliz, de Francesca Martins.

4 comentários:

  1. Apenas a decisão pela suspenção do juizo e com prática constante, da contemplação desinteressada, qualquer ser humano consegue o estado de espírito conhecido como paz, para só então se sentir feliz. O prazer, na verdade, é a ausência de dor.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que a felicidade está no caminho que se escolhe viver e não na chegada de qualquer jornada.
    Hugo Eduardo

    ResponderExcluir